propriedades do Kefir 3



propriedades do Kefir

O Kefir é originário do Cáucaso e composto por lactobacilos e leveduras. Os grãos se tornam mais ativos em altas temperaturas (20 a 37ºC) e, assim, se multiplicam e aumentam de tamanho mais rapidamente (em questão de horas).
Após a fermentação, o Kefir pode ser guardado em geladeira e consumido em até 3 dias.
Para cultivar o Kefir coloque 1 colher de sopa de Kefir e meio litro de leite em um pote de vidro. Um Kefir mais leve é produzido em 6 horas de fermentação. Se quiser mais ácido é só deixar por mais horas.
Antes de consumir peneire os grãos e consuma somente o líquido. Os grãos podem ser fermentados novamente e o leite pode ser consumido na hora ou guardado na geladeira para ser ingerido em outro momento. Porém, jamais congele o Kefir para que os microorganismos presentes não desapareçam.
Ao peneirar poderá observar uma gosma branca que é chamada de Kefiran, considerado um poderoso anti-cancerígeno.
O Kefir tem aparência de uma coalhada e pode ser misturado em diversas receitas, como: frutas, mel, cereais, receitas que levam leite ou iogurte (substituindo estes ingredientes).
Ainda não foram descobertos todos os microorganismos e nutrientes que o kefir contém, mas o que se sabe é que possui:
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico (vitamina B5), biotina (vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, piridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.
É recomendado que não se utilize objetos de metal para manipular o Kefir por causa da possível reação do ácido da fermentação com o metal.
Estudos sugerem que seus benefícios são muitos, entre eles:

  • ü Combate a asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bilis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,
  • prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, depressão, diversos eczemas, escleroses, tumores, problemas cardiovasculares;
  • ü Auxilia a regular a pressão sanguínea;
  • ü Aumenta o sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças;
  • ü Regula a glicose presente no sangue melhorando o diabetes;
  • ü Beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervoso;
  • ü Aumenta a absorção de vitaminas e sais minerais, principalmente a vitamina B12;
  • ü Combate Distúrbios nervosos como ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica;
  • ü Ajuda na dieta para perda de peso atuando como um enzimático poderoso, aumenta consideravelmente o anabolismo, ou seja, a absorção de nutrientes equilibrando o organismo. Promove saciedade. Porém, não se recomenda consumir kefir em jejum.

Kefir é um alimento probiótico e você pode conseguir através de uma doação. Há diversos sites que promovem esta prática.
Não há restrição para o consumo de 1 litro e meio de Kefir por dia, porém caso tenha alguma patologia consulte seu médico e/ou nutricionista.


3 thoughts on “propriedades do Kefir

  1. Pingback: como comprar kefir

  2. Pingback: doação de kefir para portugal

  3. Pingback: doação de kefir para Angola

Leave a Reply